Orientações e Procedimentos para os Mestrandos

1. Inscrição em disciplinas

As inscrições em disciplinas e atividades obrigatórias deverão ser necessariamente realizadas antes de cada período letivo, pelo tempo que durar o curso de mestrado, em prazo determinado pelo Colegiado de Coordenação do PPGEAS.

Até o período decorrido de três semanas após o início das aulas poderá ser cancelada a inscrição em alguma disciplina ou atividade mediante requerimento do interessado a ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação

Formulário de Inscrição em Disciplinas

2. Plano de Trabalho e Relatório Semestral

Em atenção ao texto do artigo 36 do Regulamento Específico do PPGEAS, a partir do segundo semestre do curso, os mestrandos deverão encaminhar juntamente com a inscrição em disciplinas o Plano de Trabalho Semestral, em formato pdf e assinado pelo estudante e seu orientador.

Até o final do período, os estudantes deverão elaborar um relatório indicando aos orientadores as atividades previstas e realizadas durante o semestre. O conceito das atividades obrigatórias "Pesquisa de Dissertação I, II e III" será atribuído de acordo com a avaliação deste relatório.

Plano de Trabalho Semestral

3. Inscrição em disciplina externa

É facultado ao aluno cursar até 4 créditos de disciplina eletiva em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, da UERJ ou não, desde que haja concordância do orientador e do Colegiado de Coordenação.

O aluno deve informar no período de inscrição em disciplinas sobre os créditos que pretende cursar, por e-mail ou em requerimento de próprio punho, anexando o programa da disciplina.

Ao final do curso deverá ser entregue na Secretaria a declaração de conclusão da disciplina constando o nome do professor, carga horária/créditos, nota obtida e frequência apurada.

4. Formação de banca para a sessão de qualificação

O Exame de Qualificação consiste na avaliação do projeto de pesquisa do mestrando por uma banca constituída por 3 (três) examinadores, sendo necessariamente um deles o orientador e o outro externo ao corpo docente do PPGEAS.

Para a solicitação do Exame de Qualificação é necessário que:

    a) o mestrando tenha cursado com aproveitamento a atividade obrigatória "Seminário de Pesquisa";
    b) o mestrando esteja inscrito na atividade obrigatória "Exame de Qualificação" para o semestre em curso;
    c) o mestrando já tenha concluído com aproveitamento pelo menos 12 (doze) créditos em disciplinas da Estrutura Curricular do Curso;
    d) a apreciação de requerimento apresentado ao Colegiado de Coordenação do Programa, devidamente aprovado pelo orientador
    e) que os participantes externos da banca examinadora tenham se cadastrado no SEI-RJ

Formulário de Solicitação do Exame de Qualificação

5. Solicitação de diárias

5.1 - A solicitação deve ser apreciada pelo colegiado e enviada por e-mail ppgeas@uerj.br com no mínimo um mês de antecedência;

5.2 - As diárias para trabalho de campo serão concedidas mediante apresentação do plano de trabalho;

5.3 - As diárias para participação em evento devem ser solicitadas mediante a apresentação do resumo encaminhado ao evento e aceite do trabalho;

5.4 - As diárias solicitadas para membros externos ao programa devem ser solicitadas mediante a apresentação do plano de trabalho do convidado.

Critérios para a concessão de diárias

6. Estágio de Docência

Os mestrandos do PPGEAS deverão realizar estágio de docência junto às disciplinas de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Pública. A carga horária dessa atividade será de 15 horas, considerando de 6 a 9 horas para a preparação das aulas.

É indispensável que o mestrando esteja regularmente inscrito na atividade para o semestre em questão para que se possa atribuir o aproveitamento correspondente em seu histórico escolar.

7. Formação de banca para a sessão de defesa de dissertação

O julgamento da Dissertação será solicitado pelo mestrando ao Colegiado de Coordenação do PPGEAS mediante requerimento aprovado pelo orientador.

Para a solicitação da marcação da Sessão de Defesa de Dissertação é necessário que:

Formulário de Solicitação do Exame de Dissertação

8. Regras para formatação de Dissertações

Roteiro para apresentação das teses e dissertações da UERJ

Modelo para formatação do trabalho (arquivo MS Word)

9. Comissão de Ética em Pesquisa

http://www.sr2.uerj.br/sr2/coep/

10. Encaminhamento da versão definitiva da dissertação

Após a aprovação na sessão pública de arguição da Dissertação o mestrando deverá entregar uma cópia impressa e duas cópias em meio digital da versão final aprovada de sua dissertação.

Para cumprir este requisito é necessário observar as seguintes etapas:

    a) atender no prazo estipulado pela Banca Examinadora (não superior a 45 dias) as exigências de reformulação do trabalho;
    b) o processo de formatação do trabalho é de inteira responsabilidade do mestrando, e deve atender ao que determina o Roteiro para apresentação das teses e dissertações da UERJ. Convém utilizar o Modelo para formatação do trabalho (arquivo Word);
    c) após aprovação da versão final pelo orientador, encaminhar a dissertação em formato Word (.docx) para o endereço de e-mail ppgeas@uerj.br. O corpo do e-mail deve conter as seguintes informações: i. nome completo do autor, ii. título do trabalho, iii. nome completo do orientador, iv. número de páginas do trabalho, v. resumo, vi. palavras-chave, vii. número de telefone para contato, viii. data da defesa;
    d) aguardar contato da bibliotecária para providências e ajustes, caso necessário;
    e) após aprovação da formatação pela bibliotecária, deverá ser providenciada a impressão de uma via encadernada em capa dura na cor azul real e um CD/DVD devidamente identificado contendo a dissertação em formato PDF;
    f) a cópia encadernada e o CD/DVD deverão ser entregues na Biblioteca CEH/D, situada no campus da Faculdade de Formação de Professores, acompanhada dos formulários exigidos (ver link abaixo) assinados pelo orientador e pela Secretaria do Programa;
    g) cumprida a etapa anterior, o mestrando receberá da biblioteca o CERTIFICADO DE REVISÃO NORMATIVA, ao qual ira juntar o Requerimento de Certificado e um CD/DVD contendo a dissertação em formato PDF e entregar na Secretaria da Pós-Graduação para dar prosseguimento ao processo de emissão do diploma de mestre;

Formulário de autorização para publicação eletrônica na BDTD/UERJ
Formulário de Dados Cadastrais
Formulário de Encaminhamento de Dissertação/Tese