Formação Docente e Ensino de Biologia

Os diferentes projetos desenvolvidos nessa linha de pesquisa possuem como eixos norteadores a Formação Docente e Práticas Educativas relacionadas ao ensino de Biologia em diferentes contextos. Deste modo são investigadas as influências sofridas pelos licenciandos de Biologia ao longo da sua formação, as quais reúnem elementos tão diversos quanto as interações vividas nos espaços escolares, influências religiosas e de grupos ambientalistas, bem como o efeito das matrizes curriculares e históricas relacionadas ao ensino da disciplina escolar. Outros trabalhos procuram ainda abordar sua atuação em contextos diferenciados e as questões a ela relacionadas, como no caso da educação no campo ou na sua interação com os outros espaços sociais. Diferentes projetos investigam a diversidade de práticas educativas empregadas por esses docentes, dentre as quais se destacam o emprego de atividades experimentais e diferentes estratégias didáticas, analisando sua produção e utilização em sala de aula. Dentre as últimas recebem especial importância os processos pedagógicos que ocorrem na sala de aula e as diferentes interações que ocorrem no interior desse espaço.

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

  • Ensino de ciências e biologia: saberes, práticas e contextos

    Responsável pelo projeto:
    Wagner Gonçalves Bastos


    Neste projeto se encontram pesquisas voltadas para a investigação de experiências e conhecimentos produzidos em diferentes contextos de ensino de ciências, reunindo um conjunto de saberes e práticas produzidos e utilizados por docentes e educadores não-formais em diferentes espaços de ensino.

    Docentes participantes:

    Andrea Carla de Souza Goes
    Flávia Venancio Silva
    Jean Carlos Miranda da Silva
    Regina Rodrigues Lisbôa Mendes
    Wagner Gonçalves Bastos

  • Formação de professores de ciências e biologia: Currículos, Políticas e interculturalidade

    Responsável pelo projeto:
    Ana Cléa Braga Moreira Ayres


    Neste projeto foram reunidas pesquisas direcionadas a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas que se articulam pelo interesse comum na formação docente inicial e continuada em contextos diversos, pelos impactos e desdobramentos das diferentes políticas públicas na área de educação e pelo diálogo entre diferentes conhecimentos e culturas, entendido a partir de uma perspectiva crítica.

    Docentes participantes:

    Ana Cléa Braga Moreira Ayres
    Maria Cristina Ferreira dos Santos
    Tatiana Galieta Nacimento