Áreas de Concentração

ENSINO DE BIOLOGIA

Essa área de concentração se ocupa de temas de investigação relacionados ao ensino de Biologia, caracterizando-se por abordar diversas questões educacionais sob a ótica da especificidade dos conteúdos próprios a essa disciplina, levando em conta também a possibilidade de diálogo desses conteúdos com outras áreas do conhecimento, dentro de um contexto interdisciplinar. Desta forma destaca-se nesta área a importância da compreensão da natureza epistemológica do conhecimento científico, o reconhecimento da sua natureza histórico-social e, portanto das múltiplas influências que recebe, bem como da percepção de suas implicações em diversas áreas. Além disso, enfatiza-se a natureza das transformações pelas quais esses conhecimentos passam ao se transformarem em disciplinas escolares, ressaltando a especificidade da cultura escolar, a qual é simultaneamente tributária da Ciência de referência e o resultado de múltiplas mediações com outros saberes.

Linha de Pesquisa: Formação docente e ensino de Biologia

BIODIVERSIDADE E SOCIEDADE

Essa área de concentração investiga a caracterização da biodiversidade, sua conservação e a relação da sociedade com seu patrimônio ambiental. Há a preocupação com a transposição das informações geradas para além dos muros da Universidade, com o intuito de apropriação social do conhecimento gerado pela pesquisa acadêmica, estabelecendo uma ponte entre os diferentes conhecimentos e percepções da natureza.

Linha de pesquisa: Biodiversidade, conservação e impactos socioambientais