Concessão e acompanhamento das bolsas de mestrado

Atas da Comissão de Bolsas

Reunião Extraordinária do dia 29/01/2024

Reunião Extraordinária do dia 14/11/2023

Reunião Extraordinária do dia 25/08/2023

Reunião Extraordinária do dia 30/03/2023

Reunião Extraordinária do dia 23/01/2023 - 2ª versão

Reunião Extraordinária do dia 23/01/2023

Reunião Extraordinária do dia 21/11/2022

Reunião Extraordinária do dia 27/10/2022

Reunião Extraordinária do dia 03/09/2022

Reunião Extraordinária do dia 13/10/2021

Reunião Extraordinária do dia 30/09/2021

Reunião do dia 01/06/2021

Reunião Extraordinária do dia 04/03/2021

Reunião do dia 25/02/2021

Critérios para a concessão e acompanhamento de bolsas de mestrado:

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no uso das suas atribuições, estabelece os seguintes critérios para indicação e cancelamento de bolsas de Mestrado:

1. Da concessão

As bolsas serão atribuídas aos pós-graduandos de acordo com a classificação obtida no processo de seleção no qual foi aprovado, respeitando-se uma alternância entre alunos das áreas de Ensino e Biodiversidade;

a) Que a indicação das bolsas Mestrado seja feita até a próxima seleção correspondente.

b) As bolsas terão a duração protocolar dos órgãos de fomento e que se enquadram no tempo máximo previsto para a finalização do curso, quais sejam: 24 meses para o Mestrado.

2. Da Complementação financeira externa

a) O bolsista (com exceção das bolsas da FAPERJ) poderá ter atividade remunerada em paralelo com as bolsas, segundo a Portaria CAPES no. 76 de 14 de abril de 2010 e Portaria Conjunta da CAPES/CNPQ n°1 de 15 de Julho de 2010, caso a atividade esteja relacionada a sua formação acadêmica, científica ou tecnológica.

b) Poderá ter complementação financeira externa o bolsista que desempenhe atividade como tutor da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

c) O bolsista não poderá acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada.

3. Do Acompanhamento e cancelamento de bolsas

Será cancelada a qualquer tempo, a bolsa do estudante que se enquadrar em uma ou mais das seguintes situações específicas:

a) se for reprovado em uma disciplina até completar o número de créditos mínimos exigidos pelo Regulamento do Programa;

I. Não serão computados os créditos referentes ao trabalho de Dissertação de Mestrado.

b) se obtiver nota abaixo de 7 nas disciplinas e demais atividades com nota do Programa;

c) se houver trancamento de matrícula.

d) em caso de descumprimento de Prazo de apresentação de Projetos, Resultados ou do Exame de qualificação.

4. Caberá à comissão de bolsas aplicar os critérios acima, tanto para indicação quanto para cancelamento de bolsas e emitir parecer individual do discente bolsista para homologação pelo Colegiado do Programa.

5. Das disposições transitórias

a) O Colegiado do PPPGEAS decidirá sobre os casos não contemplados por esta Resolução, considerando o parecer da Comissão de Bolsas.